100 anos de evolução dos protetores bucais

 

Protetores bucais não são exatamente uma invenção nova. Eles protegem os dentes de atletas desde a virada do século XX. Mas, como a maioria dos equipamentos esportivos de proteção — capacetes, caneleiras, cotoveleiras, etc... — eles evoluíram.

Nos dias de hoje uma das principais evoluções foram com relação ao material utilizado e a sua espessura, com tecnologias que se moldam ao formato dos seus dentes por você mesmo em minutos, e ainda permitem um conforto muito maior.

A virada do século XX — Londres, Inglaterra
O protetor bucal começou seu caminho para se tornar um item esportivo básico na virada do século XX em Londres. Woolf Krause, um dentista de Londres, criou o primeiro protetor bucal em 1890. Ele inicialmente o batizou de "Gum Shield", e muitas pessoas no Reino Unido ainda usam esse termo de forma mista com o termo "Mouthguard" protetor bucal que é amplamente utilizado nos dias de hoje. Krause criou o primeiro protetor bucal usando guta-percha, uma borracha de látex produzida a partir da seiva das árvores de guta-percha.

Década de 1920
A nova criação foi feita para boxeadores. No final dos anos 1800, os boxeadores estavam acostumados a apertar um pedaço de madeira, lã, fita ou esponja entre os dentes para proteção, mas era difícil se concentrar. Krause queria encontrar uma maneira melhor de proteger os boxeadores de lacerações nos lábios, então, com a ajuda de seu filho, que também era dentista e boxeador amador, ele trabalhou em seu design ao longo dos anos.

Seu filho inventou o primeiro protetor bucal reutilizável, que estreou em uma luta de campeonato entre Jack Britton e Ted "Kid" Lewis, usando o novo protetor bucal em 1921. Isso gerou controvérsia, com alguns dizendo que Lewis tinha uma vantagem injusta, e os protetores bucais experimentaram um pequeno declínio. Mas, no final dos anos 20, os protetores bucais eram muito populares entre os boxeadores no Reino Unido e na América, depois que dentes lascados atormentaram a comunidade do boxe.

Década de 1940
Em 1947, um dentista de Los Angeles chamado Rodney O. Lilyquist começou a projetar protetores bucais para usuários individuais. Ele usou uma resina acrílica para formar a primeira tala. Os protetores bucais podiam ser moldados sobre os dentes superiores e inferiores, tornando-os mais confortáveis, fáceis de usar e menos visíveis. Isso ajudou o protetor bucal a crescer em popularidade entre jogadores de basquete e futebol americano.

Como esses eram esportes importantes nos EUA, o protetor bucal ganhou uma grande exposição em todo o país. Os protetores bucais estavam se tornando tão populares que o Journal of Americal Dental Association adotou o método de Lilyquist.

Década de 1950
Na década de 50, os protetores bucais ganharam tanta popularidade que a American Dental Association começou a pesquisá-los e a publicar sobre seus benefícios para o público e esportistas. Na década de 60, eles recomendaram o uso de protetores bucais em todos os esportes de contato, ajudando até mesmo a introduzir novas regulamentações.

Décadas de 1960, 1970 e 1980
Em 1962, todos os jogadores de futebol americano do ensino médio tinham que usar protetores bucais. Em 1973, o basquete universitário americano impôs a mesma regra. Em esportes adultos no Reino Unido e nos EUA, os protetores bucais eram (e continuam sendo) altamente recomendados, mas não obrigatórios. No entanto, com o contato experimentado em esportes como Rugby e MMA, parece estranho não fazê-lo.

Década de 1990
A década de 1990 deu origem a uma nova forma de tecnologia de protetores bucais, criando protetores bucais laminados de alta temperatura e pressão feitos de plástico odontológico de acetato de etil vinila. Muitas empresas começaram a experimentar termoplásticos, o que eventualmente levou ao método de ferver e morder.

Século XXI
O avanço tecnológico está afetando todos os aspectos de nossas vidas, e os protetores bucais SISU não são exceção. A tecnologia DIFFUSIX é uma inovação revolucionária patenteada que dissipa as forças de impacto, permitindo que o protetor bucal tenha uma espessura muito menor do que a média, sem deixar de lado a proteção total. É um novo nível de proteção bucal para os atletas Brasileiros, principalmente aqueles de modalidades como Jiu-jitsu, judô, Muay-thai e outras artes marciais, que precisam de proteção porém também de ajuste e conforto.

O incômodo para falar é um relato de ampla maioria dos usuários de protetores bucais, solução essa que a SISU trouxe ao mercado com protetores bucais que chegam a ser 50% mais fino do que os concorrentes.

Conheça a linha SISU de protetores bucais e surpreenda-se!

Sobre a loja

Loja de distribuição exclusiva dos protetores bucais esportivos SISU e protetores noturnos para bruxismo SOVA para todo o Brasil.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v5
Selos

Asse comércio e negocios internacionais LTDA - CNPJ: 50.623.091/0001-90 © Todos os direitos reservados. 2025

protetor bucal, protetor de boca, protetor termico boca rosa, protetor de boca para luta, como moldar protetor de boca, protetor de boca para luta personalizado, protetor de boca para muay thai personalizado, protetor de boca muay thai, protetor de boca para aparelho, protetor de boca para muay thai, protetor de boca jiu jitsu, protetor de boca led, protetor para boca, protetor de boca para jiu jitsu, protetor de boca karate infantil, yil protetor de boca led, protetor de boca luta, moldar protetor de boca duplo, protetor de boca para dormir, protetor de boca boxe, protetor de boca para quem usa aparelho, protetor de boca para bruxismo, protetor de boca bruxismo, protetor de bochecha, protetor de boca basquete, como moldar protetor de boca duplo, protetor termico boca rosa é bom, proteção de boca de boxe, protetor de boca personalizado, protetor de boca muay thai como moldar, protetor de boca para luta karatê, protetor de boca para futebol americano, protetor bucal esportivo, protetores bucais esportivos SISU, SISU protetores bucais esportivos